Monte Verde: uma história de dedicação!

Blog


O que fazer, dicas de viagens, turismo e notícias em Monte Verde!

15 MAI

Monte Verde: uma história de dedicação!

Data: 15/05/2019

Autor: Rafael Almeida

Como muitos destinos turísticos da região Sul do Brasil, Monte Verde também conta com construções, desde os comércios e restaurantes do centro até os hotéis, que são inspirados em referências da arquitetura europeia e que foram trazidas pelos primeiros habitantes da cidade. Inclusive, o próprio nome Monte Verde é uma homenagem aos seus fundadores, o casal Emília e Verner Grinberg.


Grinberg (grin = verde, berg = monte) é o sobrenome da família de Verner, que veio da Letônia para o Brasil em 1913. Verner nasceu ainda na Europa, em 26 de maio de 1910, vindo ao Brasil com apenas 3 anos de idade. Com a vinda de mais de 2 mil imigrantes letões em 1922, sua família se muda de São José dos Campos para viver na colônia junto de seus pares.


Na sua viagem de lua de mel, Emília e Verner viajam para Campos do Jordão, cidade de clima e geografia similares a Monte Verde e que também chamou a atenção do casal pela semelhança com as lembranças que tinham da paisagem europeia. Em 1936, eles ouvem falar de outro lugar com as mesmas características, a então Campos do Jaguari, cuja parte de seu território abrangia onde hoje fica Monte Verde.


Pouco tempo depois, em 27 de dezembro de 1937, Verner adquire seus primeiros lotes de terreno na região. Ao longo dos anos seguintes constrói uma fazenda (foto principal) ao passo que adquire novos pedaços de terra, acabando por morar na região junto com Emília e a família. Logo, amigos e conhecidos do casal passam a ter interesse na região, fazendo com que Verner faça a venda dos dois primeiros terrenos em 29 de novembro de 1950.


Apesar de pesquisadores da história de Monte Verde divergirem sobre sua data de fundação, em que alguns defendem a data em que Verner adquire o terreno, o marco de 29 de novembro de 1950 acabou vingando como aniversário da cidade, em que a venda dos lotes pelo senhor Verner é considerada como o início da constituição de uma comunidade.


Outros marcos que também contribuíram para a vivência em comunidade dos moradores foi a doação feita pelo casal Grinberg de terrenos para a Escola e o Parque Florestal, em 10 de setembro de 1971, e a instalação de um gerador elétrico de funcionamento a vapor trazido pelo próprio Verner, em 1963. Hoje em dia o gerador está exposto na entrada da cidade, assim que se passa pelo portal de Monte Verde, para que os turistas possam conhecer um pouco da nossa história!



Verifique a disponibilidade de datas sem compromisso!

Menor preço garantido em reservas pelo nosso site!