A paisagem montanhosa do interior de Minas Gerais

Blog


O que fazer, dicas de viagens, turismo e notícias em Monte Verde!

5 JUN

A paisagem montanhosa do interior de Minas Gerais

Data: 05/06/2019

Autor: Rafael Almeida

a nossa última publicação aqui no blog nós contamos um pouco sobre a origem de Monte Verde, que leva o sobrenome de seu fundador Grinberg (grin = verde, berg = monte). Além disso, a própria paisagem local também faz jus ao nome, situando a cidade num cenário montanhoso e repleto de vales verdes.


Estando Monte Verde localizada na altitude de 1.555 metros de altitude, proporcionando vistas incríveis, ainda que o debate sobre a classificação de terrenos montanhosos esteja ainda em aberto, podemos considerar que existem montanhas na cidade conforme a definição do IBGE, em que uma montanha seria uma “grande elevação natural do terreno, com altura superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações”.


Considerando essa definição, é impossível não pensar no conjunto de montes formados pelas Pedras de Monte Verde, que são o destaque paisagístico da cidade e acompanham a vista dos turistas onde quer que forem.


  • Pedra Redonda: é a principal colina da cidade e que atrai mais turistas pelo nível de facilidade da trilha que leva até o cume. Sua altitude é de 1.950 metros;

  • Pedra Partida: é a mais evidente em identificação, caracterizada por uma fenda de grande comprimento. Sua altitude é de 2.046 metros;

  • Platô: como o próprio nome indica, constitui num extenso plano de onde é possível se ter uma ampla visão da região. Sua altitude é de 1.945 metros;

  • Pico do Selado: o ponto mais alto da região, com altitude de 2.082 metros;

  • Chapéu do Bispo: de formação composta por um conjunto de rochas, sua altitude é de 1.955 metros.


O Mirante da Colyna obteve uma posição de privilégio ao ser construído no topo de uma colina que garante uma vista frontal das pedras, podendo se identificar com facilidade as pedras Redonda e Partida. Em dias movimentados nas trilhas é até mesmo possível ver os turistas no topo delas e, com um binóculo ou um câmera com lente telefoto, observar com maiores detalhes.


Registro histórico




No dia 16 de agosto de 1999 a Pedra Partida amanheceu com temperatura de 14 graus Celsius negativos! Na ocasião, pelo registro em foto, é possível até mesmo observar a camada de gelo sobre a superfície da pedra. Com a chegada definitiva do frio por aqui, quem sabe não vemos outro fenômeno como esse no aniversário de 20 anos da data?


Confira nossas disponibilidades para o Inverno 2019 e venha conhecer esse paraíso no interior de Minas Gerais!



Verifique a disponibilidade de datas sem compromisso!

Menor preço garantido em reservas pelo nosso site!